O que quer dizer a palavra delegar?
Delegar – Conceito, o que é, Significado. A ação de delegar consiste em dar a outra pessoa determinada responsabilidade. Isto significa que há dois sujeitos que interagem nessa ação: um delegado que age como representante de alguém e outra pessoa que decide ceder sua obrigação ou responsabilidade, ou seja, quem delega.
O que é Delegar?
Transmitir poderes é o significado de delegar, segundo o dicionário. Em um glossário informal de recursos humanos (RH), o termo ganha um antônimo: “delargar” — usado para definir a atitude do líder ou gestor que, justamente, não sabe como “transmitir poderes” de maneira adequada.20 de nov. de 2011
O que é delegar tarefas?
O líder que delega tarefas é um gestor inteligente. As corporações enxergaram que uma das maiores habilidades dos profissionais de liderança é saber distribuir tarefas entre os subordinados em prol da equipe e da corporação. … “Às vezes a pessoa recebe uma tarefa, mas não tem a mínima vontade de executá-la.
O que é delegar na administração?
No mundo corporativo, delegação é a atribuição a um subordinado da responsabilidade de planejar, decidir ou executar uma tarefa. O ato de delegar é sempre exercido por uma autoridade, ou seja, por um superior do colaborador escolhido para receber a missão.
Qual é a importância da delegação em uma organização?
Delegar tarefas permite o reforço de competências fundamentais ao seu desenvolvimento. A definição mais simples de delegação é a seguinte: “Delegação é o processo de transferir autoridade e responsabilidade para posições inferiores na hierarquia.
Referencia: www.dicionariofinanceiro.com › negócios
Como saber delegar tarefas?
Aprenda agora como se tornar um mestre na difícil arte de delegar tarefas.
- Conheça sua equipe. O primeiro ponto para saber delegar as tarefas de maneira correta é conhecer bem sua equipe. …
- Seja claro e defina prazos. …
- Dê suporte: remova os obstáculos para o bom trabalho. …
- Responsabilidade e delegação.
Como aprender a delegar funções?
- Transforme-se em um líder-coach. …
- Priorize as atividades estratégicas. …
- Analise seus funcionários. …
- Defina um plano de desenvolvimento. …
- Siga em frente, apesar do erro. …
- Acompanhe a execução.
Referencia:administradores.com.br › Artigos
de·le·gar
Significado de Delegar
v.t.
1. Ação de conceder (a alguma pessoa) a autoridade, a atribuição ou a incumbência de representar outro ou um instituto ou sociedade; transferir ou deputar jurisdição, serviço, empreitada ou missão a;
2. Ato de mandar ou encaminhar alguma pessoa com autoridade ou poder para solucionar problemáticas ou assuntos em seu lugar;
3. Conceder incumbências – incumbir, responsabilizar ou encarregar de.
(Etm. do latim: delegāre)
Sinónimos de Delegar
ceder, cometer, conceder, conferir, confiar, deputar, encarregar, enviar, incumbir, investir, legar, mandar, outorgar
Antónimos de Delegar
demitir, desencarregar, desincumbir, desobrigar, desonerar, destituir, dispensar, eximir, exonerar, prescindir
Referencia www.lexico.pt › delegar
Entenda o que é DELEGAR TAREFAS em 4 passos
Entenda em 4 passos simples como funciona a delegação de atividades nas organizações.
1 – O que é delegar tarefas?
Delegar tarefas não significa que você se desligará delas, mas que deixará a cargo de outro profissional, determinada atividade.
Mas atenção: ao se delegar a tarefa, não se delega a responsabilidade, que continua sendo sua!
2 – Como sei se determinada tarefa pode ser delegada?
De forma bem simples, só não se delegam atividades que só podem ser exercidas por você. Observe o perfil dos colaboradores e distribua algumas tarefas de acordo com a afinidade e potencial de cada um, lembrando sempre que a solicitação para outra pessoa para realizar determinada atividade não isenta sua responsabilidade se algo der errado (e não permite criticar quem tentou executar, caso falhe no processo).
3 – Como sei se a pessoa conseguirá realizar a tarefa delegada?
Para delegar uma tarefa, é preciso, primeiramente, que se tenha em mente que é preciso comunicar com clareza o que espera da pessoa. Além disso, é preciso de um acompanhamento contínuo da atividade.
A comunicação é peça chave neste processo de transferência de atividades. Ao solicitar que uma tarefa seja desenvolvida por outro colaborador, tenho que ter em mente a necessidade de explicar todo o processo, quais as melhores maneiras de execução e quais as expectativas acerca do cumprimento da atividade. Quanto mais clara e transparente for a comunicação, menores as possibilidades de erros na execução.
Para delegar, é preciso saber as competências e habilidades da pessoa, pois desta maneira, poderá assegurar que o trabalho será devidamente desenvolvido. Afinal, a responsabilidade continua sendo sua, lembra?
4 – Deleguei a tarefa e a pessoa não atingiu as minhas expectativas, o que faço?
O mais correto é dar um feedback, mostrando em quais momentos a execução poderia ser realizada de maneira diferente e pontuando melhorias para os próximos trabalhos. Mas lembre-se: a pessoa também precisa saber que sua pró atividade é essencial para o seu sucesso profissional e, além disso, ela pode recorrer a você sempre que tiver dúvidas! A ideia não é passar a atividade e não dar suporte. Você apenas deixará de executar a atividade em si, mas deve permanecer disponível para conduzir a execução realizada por outro colaborador.
Lembre-se sempre de dar Feedback. Positivo ou não. Ele ajuda a construir um ambiente mais eficiente, com processos de qualidade e harmonia entre empregador e empregado / líder e subordinado.
Feedback não é “passar pano” ou “mão na cabeça”. É permitir que a pessoa veja e reconheça suas falhas e erros, e o que depende exclusivamente dela para melhorar uma atividade ou processo.
Depois disso, se for uma tarefa que ainda estiver dentro do prazo, você pode pedir para pessoa refazer tudo a fim de, desta vez, atingir as metas e expectativas esperadas.
Referências:
https://oglobo.globo.com/economia/emprego/delegar-tarefas-diferente-de-transferir-responsabilidades-13741596
http://hbrbr.uol.com.br/como-decidir-quais-tarefas-delegar/